sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

iamamiwhoami #2

Mais vídeos e notícias sobre iamamiwhoami, aquela conta misteriosa do Youtube que já citei aqui e que agora pede citações novamente.

Não me lembro de ter visto, nos últimos tempos, vídeo tão estonteantemente genial quanto este, enviado no dia 14 deste mês:



Os comentários no Youtube estão recheados de teorias a respeito desse vídeo, tentando decifrar seu simbolismo. Acho que encontrei um que me convenceu.
Alguém escreveu que esse monstro peludo é a personificação de sua depressão. Ele fecha as cortinas, a coloca em um estado sombrio e quando se vai, por instantes, pela porta, ela parece menos abatida, tem luz na casa e há uma naturalidade maior em suas ações. Quando ele volta, com violência, e ela tenta se desvencilhar desse estado, até começar a dançar com sua depressão.
Poeticamente triste e dolorosamente lindo.

Li em um blog americano que iamamiwhoami faz o que ninguém em nossa era faz. O mistério e a não promoção faz com que os fãs de seus music videos sejam fãs verdadeiramente de sua arte. A promoção é a não promoção. Isso é difícil numa era em que se espera resultados e reconhecimentos imediatos, o que pede uma aparição imediata, e esse projeto fez exatamente o oposto, talvez seja por isso que esteja dando certo.

Num Grammy sueco, iamamiwhoami ganhou o prêmio de "Inovador do Ano", quem foi receber? Uma mulher anônima com um envelope que lhe foi dito para abrir no evento. Havia um pedaço de papel em branco dentro e tudo o que ela disse estar sendo autorizada a falar era "obrigada". Vídeo.

Todo mundo sabe que a cantora é sueca e se chama Jonna Lee, porém, a mesma nada disse sobre isso e o mistério acerca de quem está por trás desse trabalho fantástico ainda perdura. Há especulações sobre o lançamento de um álbum para Junho deste ano e coooom certeza, eu terei o meu! Pois não há como explicar o que sinto quanto vejo os vídeos maravilhosos de iamamiwhoami.
Isso é arte!

2 comentários:

  1. Muito interessante nunca tinha ouvido falar a respeito desses trabalhos, realmente faz jus a palavra arte!

    ResponderExcluir
  2. boa música

    http://rocknrollpost.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...