segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sobre o Circo (Pesquisa)

O Circo foi em todo o seu tempo uma arte pura, surgida do povo para o povo, sem nunca se tornar uma arte elitizada, no sentido de entendimento ou leitura apenas para aquele que o estudou... não! Todos compreendem e sentem a magia do circo, e o que é arte se não houver magia?

Livra-se o circo de ser classificado como arte fácil, pois há claramente um processo tão complexo quanto as outras artes. A diferença do circo é sua capacidade de integração, tanto de si para com os outros meios, quanto dos outros meios para si. Falo do não preconceito da arte circense para com tudo aquilo que existe e que se utiliza da linguagem artística.

Ao tempo em que não é uma anarquia de conceitos ou valores, também não trata-se de uma estratégia comercial. É claro que existem formas de se utilizar da arte circense para outros objetivos que não o artístico, porém, no mundo capitalista em que vivemos fica difícil dissociar o circo daqueles caras que a usam para a venda, então, aí, o circo passa a ser um objeto de lucro, não mais arte, e todo aquele que absorve deste mundo mágico com únicos fins de vendê-la não é artista!
Há uma diferença assustadora entre vender sua criação e criá-la para vender.

Circo, ou você faz, ou você não faz, ou entende da técnica ou não entende. Não há como posar de circense se você não for um. Não tem como falar do circo sem experimentá-lo e, obviamente, na prática, pois não existem outras formas de fazê-lo.

Concorda?

2 comentários:

  1. Pois é, amigo.
    Nunca fui fã de circo, mas respito. Minha mãe passou a infanci indo em espetáculos circenses portanto sempre qdo criança eu ia em circos. Depois que cresci deixei de gostar. mas admiro a garra do posso que trabalha nessa área!
    Parabéns pelo blog e pela pesquisa.
    Quando puder me visite!
    Abraço!

    http://evesimplesassim.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. tenho uma prima que trabalha em circo ela anda na bicicleta de uma roda só e sobre uma corda.

    eu gosto de circo fico.

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...