terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O dia de ODIAR São Paulo

A capital maravilhosa, vista pelo mundo inteiro, local de ótimas baladas, ótimas oportunidades de emprego e blá blá blá está ficando insuportável para quem tem que diariamente frequentar as ruas atormentadoras de São Paulo. O que está acontecendo, meu Deus? A população cresceu ou as ruas diminuíram?
Parece que é justamente no dia que você está atrasado que a droga do trem anda como uma motoca da Estrela ou dá o clássico aviso: Senhores usuários, paramos para aguardar movimentação do trem a frente. Aí você faz: Oi?

Ou então quando está chovendo ou garoando forte e você tem que entrar no ônibus/ lotação completamente cheio, sem oxigênio, queeeente e com todo mundo molhado. Aí, claro que o ônibus passa naqueles buracos sensacionais e você sempre perde um pedaço do estômago quando ele pára de supetão. Sem contar que ainda temos que conviver com pessoas que atingem o apse de sua educação ao te bater, te xingar, resmungar, exigir seus direitos e ouvir funk no último volume no maldito celular sem fone!

Quando você passa por isso num dia, ou outro, até que dá pra engolir (maldita passividade), mas quando se enfrenta todo dia, temos que adquirir técnicas de sobrevivência... felizmente, o Blog do Nuti possui dicas ótimas para você que espera continuar vivo, trabalhando ou morando nessa cidade caótica e desorganizada!

DICA 1 -> Seja calmo... como? MÚSICA!
Compre seu bom MP3 e coloque o bom fone (não faz o marginal!). Escute seus cds e músicas favoritas todo santo dia, mas atente-se ao fato de seu fone ou aparelho ter volume o suficiente para ultrapassar aqueles infelizes do funk, pagode e afins, ou da tia que sempre encontra outra e começam a conversar dos problemas alheios a todo vapor. Procure viajar no seu som e até cantar pra si mesmo... eu disse pra si mesmo!

DICA 2 -> No trem... LIVRO!
Quando você vai pegar o trem, tenha sempre um livro a mão, leia ele, porque não? Além de adquirir sua cultura diária, você ainda não vai ver o tempo passar e quando o trem insistir em enguiçar ou parar, mantenha a calma, concentre-se na leitura e não pense que você vai chegar atrasado. Supondo que você tenha que estar no serviço às 11h e o trem estiver enguiçado às 10h30 e ainda tem mais um ônibus pra pegar depois dele, pense que você só estará atrasado quando o relógio marcar ONZE HORAS! Não se afobe... e se por sinal você perceber que está atrasado, não fique afoito pensando nas desculpas que dará, se você está atrasado, paciência, não saia correndo desesperado porque você ainda pode morrer!

DICA 3 -> Seja curioso... CONVERSE!
Não... não faça a chata e saia falando com todo mundo. Se alguém, porventura, vier falar contigo, responda, ora! Pergunte, mantenha um diálogo com o desconhecido, afinal de contas, será uma conversa nova, com uma pessoa nova e você ainda pode estar fazendo sua caridade, porque normalmente quem vem falar com você são pessoas carentes de atenção. E ainda você pode sair com uma história fascinante e uma curiosidade incrível. Eu já conheci uma senhora de 60 anos que veio da Espanha com sua família e nunca beijara um homem!!!
Agora, jamais dê atenção para reclamações, porque isso pode afetar seu estado mental, te levando à raiva e à incompreensão. E outra, à pessoa que reclama você tem que dar seu desprezo, porque ninguém merece...

DICA 4 -> Quando alguém entrar no trem... ESCUTE!
Sabe aquela pessoa que sempre entra pedindo dinheiro sempre com uma boa história? Bom, aí não existe fórmula, vai da sua concepção de situação ajudar ou não. Eu acho uma sacanagem uma pessoa saudável vir me pedir dinheiro, já que vejo tanta gente recolhendo recicláveis nas ruas ou andando de cima pra baixo com um currículo debaixo do braço. Uma criança, piorou, se você não concorda com uma situação dessas, pra que vai dar dinheiro? Como diz o trem: colabore com uma instituição de sua confiança!
Mas escute o que ela tem a dizer, é o mínimo!

DICA 5 -> Pense nas pessoas... tenha SOLIDARIEDADE!
Não saia xingando o motorista, afinal de contas ele está aturando aquele inferno tanto quanto você e ainda terá o dia inteiro pela frente pra trabalhar sentado! Não empurre ou bata nas pessoas porque você também não vai gostar se fizerem isso com você.
São Paulo é um ótimo lugar pra exercitar sua educação. Como você não conhece ninguém, fale mais com licença, por favor, desculpe e obrigado, porque não irá soar piegas ou forçado!
(Foi mal, valeu e licença aí, tia não são válidos!)

Pense também naquele senhor ou grávida ou deficiente físico que infelizmente pegou o transporte público naquele momento que com certeza ele não escolheu. Tudo bem que você às vezes está morto de cansado e não vai admitir ir de pé pra casa, mas também não aponte o lugar preferencial, porque, querendo ou não, se você cede seu lugar os outros ficam com cara de tacho!
Também não faz mal algum você segurar a bolsa, mochila, cadernos ou afins da pessoa que está de pé na sua frente, porque ela também pagou, mas não sentou, e já que você está lindo sentado, o que custa ajudar o cidadão de pé? Mas não espere isso em troca, porque normalmente não acontece.
E como diria Mahatma Gandhi: seja a mudança que você quer ver no mundo!
Ou nesse caso, no trem!

Você pode também aproveitar para escrever uma crônica como essa, ou simplesmente dormir sobre sua bagagem. Mas relaxa, que o dia de ODIAR São Paulo todo mundo já teve, inclusive eu, leia aqui.

Mas eu espero sinceramente tê-lo ajudado. Na dúvida, acesse esse post no seu celular e vai lendo, porque realmente ninguém merece viver com isso. E pense que se você não tivesse que pegar o trem, você não teria emprego ou ocupação! E viver entediado ninguém merece...

Um comentário:

  1. Hj foi um dia desses...onde lembramos mto de vc com esse post..hahah 1º que nunca vou no centro da ciidade hj que precisava ir, cai o mundo com a chuva, depois voltando pra casa nao pegamos trasito nenhum, mas chegando em casa ali perto do Sp no cruzamento tava um inferno demoramos mais de meia hora pra cruzar a Av...ngm merece sao paulo hahaha

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...