quarta-feira, 14 de julho de 2010

Situação #2 - Infância?

Estava EU no meu humilde trabalho, lá no buffet (dessa vez a história não é com a Crente Fanática!), quando resolvi ir pintar um desenho com uma menina que devia ter no máximo 8 anos.
Na falta de um assunto melhor do que "qual e o seu nome?", eu agi da seguinte forma:

EU: O que você faz?
ELA: Ai, eu vou pra escola, depois fico em casa no (indignação master) computador.
EU: E o que você faz no computador?
ELA: Eu fico no Orkut... no Msn... e monto as roupas de Barbie!
EU (passado): Nossa! E... e... só isso?
MEU ALTER EGO: Só isso? Da escola pro computador, do computador pra escola?
ELA: É!
EU (puxando mais): E o que você gosta de escutar?

__________________________pausa______________________________

Nessa hora eu estava jurando com todas as forças que a garota falaria que escuta Xuxa, ou assiste Bom Dia & Cia, ou somethin' que prestasse, maas...

ELA: Ah, eu gosto de Justin Bieber, Jonas Brothers... Selena Goméz!
MEU ALTER EGO (levanta-se revoltado): Quem é a sua mãe,que eu vou dar uns tapas nessa louca!
EU (com a cara no chão): Ah... eu não...
ELA: Eu faço ginástica olimpica de sábado mas eu fico muito cansada, acho que minha mãe vai me tirar... blá blá blá, Whiskas sachê, bá blá blá...


Não sei se essa minha era assistindo muitas coisas da Xuxa e revivendo o passado de várias maneiras que me faz ficar chocado com esse tipo de coisa, porque eu mesmo peguei o final de toda uma era em que dizem ser a "melhor infância de todas". Hoje minha sobrinha, de 11 anos, curte Restart, Justin Bieber e cuida de sua Colheita Feliz. A irmã pequena de uma de minhas conhecidas (que, por sinal, é Paquita), gosta de Cine e anda por aí com calças coloridas e óculos extravagantes.
Nessa época informatizada, onde todos tem acesso a todo tipo de informação (seja ela boa ou ruim, verídica ou não), e com cada vez mais "ídolos teens" em ascensão, as crianças daqui a vinte anos talvez não sintam o mesmo que nós. A infância termina aos 6, os ídolos são americanos ou então são "roqueiros" que não tocam especificamente para crianças.

Quem não se lembra dos filmes dos Trapalhões ou Lua de Cristal nas férias, quem não chorava com a Nave Xuxa se despedindo da Terra, ou ter um bichinho virtual, assistir ao Barney e ao Bananas de Pijama antes de ir pra escola. Jogar Mario, jogar taco na rua, curtir Backstreet Boys, Família Camundongo, Família Dinossauro, Super Xuxa contra o Baixo Astral, Melocoton, querer ser um Power Ranger, sonhar com a máquina de sorvete da Eliana, Punk- a Levada da Breca, Chiquititas, Fada Bela, trocar ou roubar Tazos, ver todo santo dia o estranho Mundo de Bickman, Disney Cruj e Tv Colosso, Amoeba, nos salgadinhos da Elma Chips vinham pedaços da Família Adams (dedos, olhos, ouvido), Bambuluá...

Enfim... o que resta hoje que crianças possam ver incocentemente? Qual será o papo nostálgico de amanhã?

Não é mais uma postagem crítica, mas... que meu filho vai escutar Xuxa e Palavra Cantada, isso é FATO!

2 comentários:

  1. Com Certeza Esse é o Melhor POST...(até agora).
    Eu, aos meus 20 anos de idade, nem lembrava mais da TV Disney Crug, o Desenho A Hora do Recreio, Donald e Mickey, Mundo de Bickman. Qual menino, naquela época, nunca realizou uma de suas experiências, riu dos pingüins no final do programa que sempre comentavam o programa ou cantou ilariê com a xuxa, brincou na rua de Alerta, Pic-esconde etc.
    O Fato é: A Cultura brasileira continua crescendo e essas maravilhosas coisas do “passado” (que não estão tão longe), vão ficando cada vez mais distantes das crianças do Século XXI.
    Pode-se dizer que “talvez”, uma das causas desse esquecimento precoce deve-se ao pouco contato que os PAIS têm com seus filhos que cada vez mais cedo iniciam cursos profissionalizantes para que aos 18 anos possam conquistar um bom emprego, esquecendo que para isso a criança tem a sua infância abreviada.
    Fico pensando quando essa CENA se repetir daqui uns 20 anos com o filho (a) dessa menina qual será a impressionante e até revoltante RESPOSTA?
    Parabéns NUTI pelo Post.

    Muito Bom!!!!
    De: Júnior Alves

    ResponderExcluir
  2. Lucas!
    Concordo com o Junior este foi seus melhores post.
    Ainda me lembro de quando escutava xuxa, e Eliana, eos desenhos, até hoje acordo cedo quando estou em casa para assistir, e quando eu qeria ser uma das espians demais,e familia dinossaauro! como era um maximo!!
    Essas crianças de hoje não sabem o qe estão perdendo, quando em vez de assistir um bom desenho e alimentar mais sua infancia, ficam ai jogando colheita feliz, e coisa e talz. E mesmo essas adocentezinhas que axam o Justin Bieber o top top, ou estas bandas que elas chamam de "roque", essas estão perdendo o melhor do roque, e não estão nem ai pra musica nacional, tem muito cantor bom por ai, tanto nacional quanto internacional. Uma coisa eu digo a infacia deste povo não vai durar para sempre e quando eles se verem mais velhos, e verem que perdeu toda sua infancia por pura modinha, vão ver quanto tempo perderam, e quanto poderiam ser crianças.!

    Bejo"

    ResponderExcluir

Comentários são úteis e inúteis, faça o seu...